Chico 2000 confirma candidatura pela oposição na Câmara

O atual presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000 (PL), anunciou nesta segunda-feira (16) sua candidatura à reeleição pela chapa opositora para a Mesa Diretora. Com isso, Chico assumiu a liderança do bloco de oposição após o recuo de Jefferson Siqueira (PSD), que desistiu de sua candidatura à presidência. Agora, a disputa será contra a vereadora Paula Calil (PL), que também concorre ao cargo de presidente do Legislativo cuiabano.

Chico 2000 havia inicialmente tentado se lançar candidato à presidência pelo PL, mas seus planos foram frustrados quando o prefeito eleito, Abilio Brunini (PL), decidiu apoiar Paula Calil, irmã de Faissal Calil (Cidadania), seu coordenador de campanha. Essa decisão gerou insatisfação e motivou Chico a mudar de postura, decidindo se aliar ao bloco de oposição.

‘É público que fui inviabilizado. Não foi algo que eu escolhi, mas resultado de articulações que desconsideraram os critérios que considero republicanos e possíveis de serem cumpridos’, desabafou Chico.

Ao justificar sua postura contra a candidatura de Paula Calil, Chico afirmou que a falta de experiência parlamentar da vereadora foi um fator determinante para sua posição.

‘Eu não voto em vereador de primeiro mandato. Isso não tem relação com a pessoa dela, mas com a vivência dentro desta Casa. Já tivemos quatro gestões comandadas por novatos, e todas resultaram em gestões mal-sucedidas, que prejudicaram a imagem do parlamento’, destacou Chico.

Há algumas semanas, Chico 2000 já havia anunciado apoio à chapa de Jefferson Siqueira (PSD) para a presidência e Dídimo Vovô (PSB) para a primeira-secretaria. Chico ressaltou que sua decisão foi motivada pela busca por uma gestão independente, sem a influência do Executivo municipal. Jefferson, por sua vez, também explicou sua desistência da candidatura à presidência, que ocorreu em razão da interferência direta do prefeito eleito.

‘Para mantermos a independência da Casa, optei por fazer uma composição com outro aliado. Não temos vaidade por cargo, sempre deixei isso bem claro’, afirmou Jefferson.

A disputa pela Mesa Diretora revela um racha interno no PL e reflete as tensões nas relações entre o Legislativo e o Executivo de Cuiabá. Enquanto a chapa de Paula Calil busca consolidar o controle do partido sobre a presidência da Câmara, a chapa de oposição, liderada por Chico 2000 e Jefferson Siqueira, já conta com o apoio de pelo menos 15 vereadores. ‘Somos em 10 e acredito que com essa composição chegamos a 15’, previu Jefferson.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui