O Cuiabá está matematicamente rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. A confirmação do descenso aconteceu com a vitória do Juventude por 3 a 2 sobre o Atlético-MG, na noite desta terça-feira, pela 36ª rodada, na Arena Independência. Com o resultado, a equipe gaúcha assegurou a permanência na elite, e, independentemente do resultado do jogo do Cuiabá contra o Bahia, no próximo sábado, às 18h30 (de MT), na Arena Pantanal, o rebaixamento do Dourado foi consumado.
Essa é a primeira vez na história do clube que o Cuiabá sofre um rebaixamento. Desde sua estreia na Série A, em 2021, o time mato-grossense havia se mantido na elite, mas agora, após sua quarta participação consecutiva na competição, não conseguiu evitar o descenso. A equipe, que subiu da Série D à Série A, esteve na zona de rebaixamento em 24 das 35 rodadas já disputadas, ocupando a penúltima posição desde a 20ª rodada, à frente apenas do Atlético-GO, que também já foi rebaixado e ainda pode ser ultrapassado pelo Cuiabá.
O desempenho do Cuiabá nas edições anteriores da Série A foi o seguinte:
- 2021: 15º lugar, com 47 pontos
- 2022: 16º lugar, com 41 pontos
- 2023: 12º lugar, com 51 pontos
- 2024: 19º lugar, com 30 pontos (em andamento)
O Cuiabá ainda tem três jogos pela frente. Além da partida contra o Bahia, o time enfrenta o Fluminense no Rio de Janeiro e se despede da competição em casa contra o Vasco.